O Imperador se apresenta esta tarde no Flamengo  

Postado por Leonardo Alvarenga

Adriano Leite Ribeiro (Rio de Janeiro, 17 de Fevereiro de 1982) é um futebolista brasileiro. Ele começou sua carreira nas divisões de base do Flamengo, tendo sido promovido ao time profissional em 2000. Naquele mesmo ano, ainda com dezoito anos de idade, Adriano recebeu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira.

Vendido para a Internazionale em 2001, marcou um gol no Real Madrid, dentro do Santiago Bernabéu, logo em seu jogo de estréia. Entretanto, como a Inter já possuía atacantes de primeira linha em seu elenco, acabou sendo emprestado a Fiorentina e, em seguida, ao Parma.

Em 2004, findado os dois anos de parceria entre a Inter e o Parma, Adriano voltou a ser jogador exclusivo da Inter. Marcou quinze gols durante aquela temporada, em impressionantes dezesseis partidas disputadas. Deste modo, através de seu exuberante retorno, garantiu de vez um lugar no ataque titular da Inter.

Na Itália, Adriano é conhecido pelo apelido de "L'Imperatore" ("O Imperador"), em alusão ao Imperador romano Adriano. Conquistou títulos importantes pela Inter, incluindo as Copas da Itália de 2005 e 2006 e os Campeonatos Italianos de 2006, 2007 e 2008.

Entretanto, em 2006, logo após o falecimento de seu pai, a carreira de Adriano começou a declinar. Ficou quase aquele ano inteiro sem marcar um gol pela Inter e, depois da Copa do Mundo, foi duramente criticado pela imprensa esportiva brasileira, irritada com a péssima campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2006. No ano seguinte, acabou sendo barrado pelo técnico Roberto Mancini e sequer foi inscrito na Liga dos Campeões.

O declínio seguiu na volta a Milão. Os problemas pessoais persistiam, a falta de cuidados com o físico também, e Adriano perdeu a confiança do técnico da Inter, Roberto Mancini. Assumiu em entrevistas à imprensa italiana que, deprimido, recorreu ao álcool, o que o atrapalhou ainda mais. Acabou fora da lista de inscritos para a primeira fase da Liga dos Campeões de 2007-2008. Tentou recomeçar em partidas pelo Campeonato Italiano e da Copa da Itália, mas acabou liberado para voltar ao Brasil para melhorar sua preparação física no Reffis do São Paulo Futebol Clube.

Depois de seu departamento fazer o atacante perder três quilos e reordenar a gordura corporal, o São Paulo conseguiu convencer o clube italiano a liberá-lo por empréstimo de seis meses. Dessa forma, o atacante jogou o primeiro semestre de 2008 pelo Tricolor do Morumbi. Não conseguiu dar ao clube seu quarto título da Copa Libertadores, mas fez um bom papel: em vinte e oito jogos marcou dezessete gols, seis pela competição sul-americana e onze pelo Campeonato Paulista.

Em 9 de abril de 2009, Adriano declarou em entrevista coletiva, que pretende parar de jogar por um tempo indeterminado, que pode durar até três meses, pois perdeu a alegria de jogar futebol.

Passadas três semanas de indefinições em sua carreira e a continuidade ou não de seu contrato com a Internazionale, o clube informou no dia 24 de abril de 2009, em seu site oficial, a rescisão amigável do contrato do centroavante brasileiro, sem revelar valores ou condições deste acordo. Em 6 de maio de 2009, Adriano retornou ao Flamengo.

Seleção Brasileira

Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Adriano teve a oportunidade de participar das conquistas da Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005. Foi destaque nesses dois torneios, sagrando-se artilheiro em ambas competições e garantindo sua vaga para a Copa do Mundo de 2006.

Títulos

Flamengo

Copa dos Campeões: 2001
Campeonato Carioca: 2001

Internazionale

Copa da Itália: 2005, 2006
Supercopa da Itália: 2005, 2006
Campeonato Italiano: 2006, 2007, 2008

Brasil

Campeonato Sul-Americano Sub-20: 2001
Torneio de Toulon: 2002
Copa América: 2004
Copa das Confederações: 2005

Individuais

Melhor jogador da Copa América: 2004
Melhor jogador da Copa das Confederações: 2005
Seleção do Campeonato Paulista: 2008
Artilheiro da Copa América: 2004 (7 gols)
Artilheiro da Copa das Confederações: 2005 (7 gols)

Fonte: Wikipédia
Foto: divulgação

This entry was posted on 11:41 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários