Racismo de torcedores pode render punição ao Juventude  

Postado por Leonardo Alvarenga


As denúncias de racismo do goleiro Felipe após a vitória do Corinthians em cima do Juventude nessa quarta-feira chamaram a atenção do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O jogador afirmou ter sofrido ofensivas racistas antes, durante e depois do jogo pela torcida gaúcha e, por isso, o Alviverde é quem poderá pagar o pato.

Para o procurador-geral Paulo Schmitt, o fato será levado à frente. “Isto é gravíssimo, sim. Mas é preciso provas contundentes. O clube pode perder mando de campo, ser multado e, se for reincidente, ser excluído do campeonato”, afirmou ao site Justiça Desportiva.

Dentro do código do órgão, o Juventude pode ser enquadrado em dois artigos. O 187 (ofensas morais) e o 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto).

As punições que estão previstas para estes artigos são rigorosas. Caso seja denunciado no artigo 187, o Juventude pode ser punido com multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e perda do mando de campo de uma a 10 partidas, enquanto o artigo 213 prevê a mesma pena e a exclusão do campeonato, no caso de reincidência.

This entry was posted on 17:24 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

0 comentários