União Européia rejeita boicote aos Jogos  

Postado por Leonardo Alvarenga

Problema envolvendo o respeito aos direitos humanos por parte da China gera polêmica
Das agências de notícias Rio de Janeiro

A União Européia (UE) advertiu nesta segunda-feira que boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim provocará um "grave dano" ao esporte e disse que esta "não é a forma apropriada de responder ao problema do respeito aos direitos humanos por parte da China". O ministro da Eslovênia, país que exerce atualmente a presidência de turno da UE, Milan Zver, deu estas declarações na abertura de uma reunião de ministros do Esporte dos 27 países membros do bloco.

- Eu mesmo, em particular, sou contrário ao boicote de Pequim 2008. O esporte deve ser sempre um instrumento de diálogo intercultural - diz o ministro.
A porta-voz do Executivo europeu, Christiane Hoffman, expressou "forte preocupação" com a situação no Tibete e pediu às autoridades chinesas que "detenham a violência contra os manifestantes pacíficos".
- Ao mesmo tempo pedimos aos manifestantes que parem de realizar atos de violência - sustenta Christiane.

This entry was posted on 19:40 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

3 comentários

Não ficou bem claro para mim qual foi o motivo do boicote. Mas seja ele qual for o diálogo é, ou deveria ser, sempre a solução.

O boicote deveria existir sim! Esses ditadores só aprendem com sanções e ameaças. O diálogo só vai existir quando duas pessoas, no mínimo, quiserem conversar. Não é o caso do Todo-Poderoso da China. Isso que dá querer levar um acontecimento tão importante como esse para um país em que eles não conhecem a liberdade de imprensa, direitos humanos... etc. Enquanto o Srs vão fazendo corpo mole em relação a China, pessoas vão morrendo.

A grande primicia da humanidade no século vinte e um têm sido os direitos humanos, a democracia, liberdade de imprensa, entre outros. Como a china, um país de uma cultura da não valorização das mulheres, e esse caso dos monges tibetanos, que é de vera conhecido da Onu, othan, green peace, coca-cola, oi, tim, chega né! Agora, a União Européia quer prejudicar os jogos olímpicos, espera lá, caramba. Tiveram mais de um século para advertir a china, e justo agora, quando existe tantos outros tipos de sanções que poderiam ser feitas para colocar um freio na falta de humanização da China. Esperamos, que, logo tenhamos o deleite de ver nossos atletas do Brasil trazer as medalhas. Bem, vamos esperar um consenso entre mais essa polêmica.

Luciano Viviani - Acadêmico do 7º Jornalismo