Botafogo da "chocolate" no Macaé  

Postado por Leonardo Alvarenga

Welligton Paulista fez quatro gols na goleada de 7 a 0 e se
torna o artilheiro do Campeonato Carioca
A Páscoa botafoguense foi farta, neste domingo, no Engenhão. O Alvinegro deu um "chocolate" de 7 a 0 no Macaé e chegou a 15 pontos, na liderança do Grupo B, com 100% de aproveitamento na Taça Rio e a um passo da vaga para a fase semifinal do returno. O principal responsável pela vitória, a maior goleada do Carioca-2008, foi o "coelhinho" Wellington Paulista, que marcou quatro gols. O atacante é o artilheiro isolado da competição, com 11. Lucio Flavio (de pênalti), Fábio e Triguinho completaram o placar.

Na próxima rodada, quinta-feira, no Engenhão, o Botafogo enfrenta o Cardoso Moreira. O Macaé, na quarta-feira, fora de casa, encara o Cabofriense.

Antes do início da partida, jogadores lançaram ovos de Páscoa para a torcida no Engenhão. E os torcedores ganharam presentes também com a bola rolando. Desde o apito inicial, os alvinegros mostraram que não estavam para brincadeira. Logo no primeiro minuto, Wellington mandou uma bomba da entrada da área e obrigou o goleiro Cássio a se esticar todo para defender. Era o ensaio. Aos sete minutos, Lucio Flavio lançou Triguinho na esquerda, que cruzou na medida para o camisa 9, que foi mais rápido do que o zagueiro e escorou a bola para a rede: 1 a 0. Era o início da atuação de gala do jogador. Soberano em campo, o Bota quase ampliou aos 11. Fábio aproveitou a indefinição dos adversários, tocou por cima do goleiro, mas não alcançou a bola em tempo de colocá-la para dentro.

Atônito com o toque de bola envolvente do Botafogo, o Macaé não conseguia sair do campo de defesa. Aos 13 minutos, Wellington Paulista recebeu bom passe de Fábio, e, da entrada da área, pelo lado direito, chutou cruzado e fez 2 a 0. O "chocolate" botafoguense começou a tomar consistência aos 22 minutos. Wellington Paulista recebeu um passe açucarado de Túlio dentro da área e não teve dificuldade para vencer o goleiro Cássio: 3 a 0.

O técnico Tita tentou modificar o time para não levar mais gols. Ele tirou o meia Zada e colocou o volante Marcinho, mas a alteração não surtiu efeito, porque o Bota ampliou ainda no primeiro tempo. Wellington Paulista invadiu a área e foi empurrado pelo zagueiro Wallace. O árbitro marcou o pênalti e expulsou o zagueiro, que já tinha amarelo. Lucio Flavio, que completava 100 jogos, cobrou e o goleiro defendeu. O juiz mandou voltar alegando invasão da área. A torcida gritou o nome de Castillo, mas o camisa 10 cobrou novamente e, desta vez, fez.

Bota não tira o pé do acelerador e amplia

Quem pensou que o Botafogo ia relaxar e administrar o resultado na volta do vestiário se enganou. Com facilidade, o time seguiu avassalador. Aos 18 minutos, Triguinho desceu pela esquerda e cruzou na segunda trave. Adriano Felício mandou de cabeça para o centro da área, e Fábio desviou para dentro do gol. Aos 23, com facilidade, Triguinho invadiu a área pela esquerda, driblou o goleiro e coroou sua boa atuação com um belo gol: 6 a 0.

A consagração definitiva do atacante Wellington Paulista veio aos 25 minutos. Com um chute de primeira dentro da área, o camisa 9 aproveitou bem um cruzamento de Felício da direita e fez seu quarto no jogo: 7 a 0 para o Fogão. Páscoa feliz e recheada para os botafoguenses, que deixaram o Engenhão felizes da vida.

União Européia rejeita boicote aos Jogos  

Postado por Leonardo Alvarenga

Problema envolvendo o respeito aos direitos humanos por parte da China gera polêmica
Das agências de notícias Rio de Janeiro

A União Européia (UE) advertiu nesta segunda-feira que boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim provocará um "grave dano" ao esporte e disse que esta "não é a forma apropriada de responder ao problema do respeito aos direitos humanos por parte da China". O ministro da Eslovênia, país que exerce atualmente a presidência de turno da UE, Milan Zver, deu estas declarações na abertura de uma reunião de ministros do Esporte dos 27 países membros do bloco.

- Eu mesmo, em particular, sou contrário ao boicote de Pequim 2008. O esporte deve ser sempre um instrumento de diálogo intercultural - diz o ministro.
A porta-voz do Executivo europeu, Christiane Hoffman, expressou "forte preocupação" com a situação no Tibete e pediu às autoridades chinesas que "detenham a violência contra os manifestantes pacíficos".
- Ao mesmo tempo pedimos aos manifestantes que parem de realizar atos de violência - sustenta Christiane.

Prefeitura aliviada com cessão de instalação  

Postado por Leonardo Alvarenga


Comitê Olímpico Brasileiro assumirá os R$ 7 milhões de manutenção anuais do Maria Lenk

Prefeito Cesar Maia e Carlos Arthur Nuzman assinam contrato de cessão. O impasse sobre a gestão do Parque Aquático Maria Lenk chegou ao fim nesta segunda-feira. Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, o Comitê Olímpico Brasileiro assinou o contrato com a Prefeitura do Rio de Janeiro de cessão da instalação construída para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro por 20 anos. Com isso, o COB passa a arcar com os R$ 7 milhões de gastos anuais para a manutenção do Maria Lenk.

Torcida do Bota responde ao 'chororô'  

Postado por Leonardo Alvarenga

Alvinegros cantam nova versão no Engenhão em resposta à provocação dos rubro-negros

As provocações da torcida do Flamengo em cima do famoso tema cantado pelos botafoguenses tiveram uma resposta neste domingo, durante a vitória do Glorioso em cima do Volta Redonda por 3 a 0, no Engenhão. Os rubro-negros tinham se aproveitado das lágrimas do presidente Bebeto de Freitas e de alguns jogadores, que se sentiram prejudicados pela arbitragem na final da Taça Guanabara, e mudaram a letra da música "E ninguém cala...".Os botafoguenses fizeram o mesmo, só que em cima da música mais cantada pelos rubro-negros para se manifestar mais uma vez contra o título do Fla no primeiro turno do Campeonato Carioca. Confira abaixo a nova versão para o hit do Fla "Tu és, time de tradição...":

"Tu és, time de fanfarrão, Ganha metendo a mão, Que papelão... Eu, nunca me calarei, Onde estiver gritarei, pega ladrão''

Racismo no futebol pode custar pontos  

Postado por Leonardo Alvarenga


Joseph Blatter é a favor da punição aos clubes cuja torcida cometa ofensas racistas

Das agências de notícias Zurique, Suíça / Reuters

Na reunião da Internacional Board, o racismo no futebol foi um dos assuntos em pauta no encontro entre os dirigentes.Segundo o presidente da Fifa, Joseph Blatter, os três pontos devem ser dados para o time cujo o jogador sofra ofensas racistas durante a partida.- A única solução é tirar os pontos dos times cujos torcedores cometam tais atos - diz Blater.

Incentivo ao esporte  

Postado por Leonardo Alvarenga


Do ex-blog de Cesar Maia:

"A Prefeitura do Rio publicou decreto hoje, convocando os quatro grandes clubes do Rio a apresentar propostas para assumirem a gestão do Parque Aquático Municipal Maria Lenk. O decreto informa que o clube que assumir, ficará encarregado de todas as despesas, da conservação e dos investimentos e se comprometerá a ceder o PAMML a eventos nacionais e internacionais. Sem qualquer ônus para a Prefeitura. O objetivo é apoiar e fortalecer o esporte olímpico no Rio através dos quatro grandes clubes que já os patrocinam e apóiam".